Se denomina solvente, dissolvente ou dispersante aquela substância que permite a dispersão de outra substância em seu meio. Normalmente o dissolvente estabelece o estado físico da dissolução. Por isso, se diz que o dissolvente é o componente de uma dissolução que está no mesmo estado físico que a dissolução. Numa dissolução de água e sal de cozinha, a água é o solvente porque dispersa no seu meio o sal. A água é um solvente inorgânico, polar, chamado frequentemente de "solvente universal" pois é usado para dissolver muitas substâncias. Respeita-se a regra de polaridade das moléculas, onde solvente polar dissolve molécula polar, e solvente apolar dissolve molécula apolar. Quando uma certa substância (orgânica por exemplo) possui dois grupos distintos que diferem nas caracteristicas de polaridade, observa-se qual prevalece, e o solvente será semelhante à esse. Mas a interação entre o solvente e o soluto (ou disperso) está relacionada à diferença (ou ausência) de disputa entre as partes polares apolares. Muitos solventes utilizados na indústria são substâncias altamente voláteis, isto é, que se evapora facilmente, daí é que pode ser inalada (introduzida no organismo através da aspiração, pelo nariz ou boca). Outra característica é serem inflamáveis, isto é, pegam fogo facilmente. Encontre aqui Solventes.
A cidade do Rio de Janeiro capital do estado homônimo fica na região Sudeste do país. É a cidade de mais escolhida pelo turismo internacional no Brasil, conhecida popularmente como “Cidade Maravilhosa”. Tem população estimada em 6 498 837 cariocas segundo IBGE 2016. É sede das duas maiores empresas brasileiras - a Petrobrás e a Vale, e das principais companhias de petróleo e telefonia do Brasil. Representa o segundo maior PIB do país, é o segundo maior polo de pesquisa e desenvolvimento e Foi capital do Brasil Colônia a partir de 1763. Na cidade houve muitas mudanças ao longo dos anos desde o período da colonização portuguesa e invasão estrangeira. Foi urbanizada e teve toda sua estrutura reorganizada a começar pelo centro da cidade, no surgimento dos cortiços até as favelas. A cidade conta com parques e reservas ecológicas, como o Parque Nacional da Tijuca, considerado Patrimônio Ambiental e Reserva da Biosfera. Mas a cidade tem enfrentado sérios problemas de poluição ambiental. A Baia de Guanabara perdeu áreas de manguezal e sofre com resíduos provenientes de esgotos domiciliares e industriais, óleos e metais pesados. O Rio tem lindos lugares para se visitar e conhecer, espaços históricos como museus, bibliotecas e monumentos para se visitar e aprender sobre a história da cidade e seus acontecimentos. Seus pontos turísticos são encantadores e únicos, há muitos lugares para se ver que em um só dia não chega nem a metade dos lugares que se tem a conhecer. Os mais populares e mais procurados são o Parque Lage, Floresta de Tijuca, Complexo da Quinta da Boa Vista, Jardim Botânico, o Jardim Zoológico do Rio, O Pão de Açúcar e o Bondinho, e claro as lindas praias que ficam na Zona Sul e Zona Oeste do Rio. Há tanta opção de locais a pra se curtir que se pode escolher entre momentos de relaxar com a família passeando pelos parques, momentos mais radicais como trilhas ou voar de asa delta, conhecer a cidade a noite entre os bares e casas de show em centenas de bairros da cidade. E claro o famoso e belo Carnaval que atrai turistas do mundo inteiro que querem conferir de perto essa festa linda que acontece todo ano com desfile das Escolas de Samba, com carros alegóricos exuberantes e temáticos, as fantasia criativas, a bateria que dá vida a Avenida na Marquês de Sapucaí ( Sambódromo) e os blocos nas ruas da cidade para turistas, cariocas e foliões em geral, onde tudo vira festa.
Bonsucesso é um bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro que ainda carrega as características do passado, quando era considerado um importante centro industrial. Hoje em dia ainda é possível notar a presença de galpões industriais. A vantagem que Bonsucesso ainda traz dessa época é a grande variedade de comércios e serviços. Bonsucesso conta com o Hospital Geral de Bonsucesso (HGB), que é o maior hospital federal do estado do Rio de Janeiro, um hospital particular, uma universidade e muitas opções de escolas. Os principais pontos turísticos de Bonsucesso são a Paróquia de São Tomé, a Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso e o Teleférico do Complexo do Alemão, que transporta moradores e visitantes até a parte mais elevada do morro, com comodidade e segurança. Bonsucesso também conta com alguns hotéis e restaurantes que agradam a todos os gostos.
Os bairros vizinhos a Bonsucesso são Inhaúma, Olaria, Ramos, Manguinhos, Higienópolis e Engenho da Rainha. A região de Bonsucesso abriga diversas favelas, como as do Complexo do Alemão e do Complexo da Maré e as comunidades Bento Ribeiro Dantas, Parque União, Pinheiro, Rubens Vaz, Tijolinho, Vila do João, Vila São Pedro, entre outras. As principais ruas de Bonsucesso são a Rua Bonsucesso, a Rua Dona Isabel, a Rua Cardoso de Morais, a Rua Vieira Ferreira, a Rua 17 de Fevereiro, a Rua Uranos, a Avenida Paris, a Avenida Londres, a Avenida Nova Iorque, a Avenida Roma, a Avenida Bruxelas, a Avenida Guilherme Maxwell, a Avenida Teixeira de Castro, a Avenida dos Democráticos e a Avenida Brasil, além da Praça das Nações.